- Área: 6 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:_DDF_dos_KIT
Descrição enviada pela equipe de projeto. A TerraTimber apresenta um método inovador para o reaproveitamento digital de madeira residual, criando sistemas de construção circulares que possibilitam a transformação sustentável de materiais recuperados em elementos estruturais. Essa abordagem utiliza ferramentas computacionais e processos de fabricação em Realidade Aumentada (RA) para gerenciar a complexidade de diversos elementos de madeira residual não padronizados. A partir da geração de inventários digitais por meio do processamento de imagem, as peças de madeira são então montadas computacionalmente em grandes elementos estruturais, que são finalmente construídos com pregos de madeira e com a ajuda da RA. A terra é integrada para formar um sistema híbrido, permitindo a construção de lajes sustentáveis a partir de materiais naturais e recicláveis.
A estrutura geral exemplifica o fragmento de um edifício de vários andares projetado com princípios de desmontagem, empregando um sistema de junção interligado e livre de metais para a estrutura principal de pilares e vigas. A TerraTimber demonstra como a reutilização de resíduos de demolições de edifícios e resíduos industriais pode transformar as práticas industriais, mudando de um modelo econômico linear para um circular, ao considerar o desperdício como um recurso valioso na construção.
Sistema de Construção Híbrido Madeira-Terra - O núcleo da instalação é um sistema de laje feito de um híbrido entre madeira e terra. Esse conceito utiliza o arranjo único de peças irregulares de madeira residual para criar uma superfície rugosa que, quando preenchida com terra, forma uma interface estrutural de cisalhamento livre de metais entre os dois materiais. A terra pode ser vista como um substituto ecológico e reciclável do concreto, que aumenta a capacidade de carga do material de construção híbrido, mas também traz massa térmica para o componente e garante boa proteção contra ruído e fogo.
Reciclagem Digital: Aproveitando o Design Computacional e a Realidade Aumentada para Reutilizar a Madeira Residual - Técnicas digitais e design computacional emergem como ferramentas cruciais na transição para a construção circular, graças à sua capacidade de navegar pela complexidade e variabilidade encontradas em materiais desperdiçados. Esta pesquisa apresenta uma abordagem especificamente adaptada para enfrentar as complexidades da madeira residual, delineando um fluxo de trabalho co-desenvolvido que inclui digitalização de materiais, design computacional iterativo para conectar as peças de madeira, projeto estrutural e a transferência de modelos digitais para fabricação física. Essa abordagem - na qual métodos digitais estão na vanguarda para reutilizar materiais residuais de pequena escala em grandes elementos de construção -, incorpora uma estratégia de design de baixo para cima onde os recursos disponíveis orientam o processo de criação.